segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

lições 103 e 104 - 10 de Fevereiro de 2014

Conclusão do visionamento do filme e debate


"Analisando o filme, “Funcionário do Mês” conseguimos perceber que os funcionários reagem à medida que obtêm incentivos, sejam eles internos ou externos. No caso do personagem “Vince” o que acontece é um incentivo interno. O fato de receber estrelas no mural de funcionário do mês, o fazia sentir bem e melhor. Ao mesmo tempo, ele preocupa-se em subir hierarquicamente. Vince age de maneira competitiva, pois desejava ser sempre “o melhor” e isso consequentemente, faz com que ele seja mal visto pelos colegas de trabalho, criando um ambiente de conflitos. 
Já o personagem “Zack” não subia de cargo por não ter ambição de reconhecimento ou de crescimento. Mas a partir de incentivos externos, que foi provar para  a mulher que se apaixonou que ele conseguia ser melhor, ele começa a competir contra “Vince” pelo status de funcionário do mês.´
 A partir daí a rivalidade entre os personagens crescem muito, que gerou um ambiente competitivo. No filme é evidenciado que ambos esquecem todo o resto e se preocupam somente em alcançar o objetivo. Relacionado a teoria de motivação, pode-se citar o momento que houve o jogo de basebol em que o próprio “Zack”, para incentivar os jogadores , juntou todos eles para dizer coisas nas quais faziam eles se sentirem orgulhosos e motivados a jogarem melhor. Pode-se afirmar que propiciar motivação é uma tarefa árdua. Motivação, em conceito, é a força ou impulso que direciona o indivíduo ao comportamento de busca à satisfação de determinadas necessidades. Logo, não podemos considerá-la uma simples injeção de ânimo que deve ser aplicada esporadicamente, pois não são apenas as influências externas, mas também as internas que motivam o homem sejam elas conscientes ou inconscientes. "

Sem comentários:

Enviar um comentário