segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Módulo 3 - Mercados de Bens e Serviços e de Factores Produtivos


Conteúdos do Módulo 3 - Mercados de Bens e Serviços e de Factores Produtivos

  • Mercado
    - Noção e componentes
    - Tipos (de bens e serviços, de trabalho, de capitais, ...)
  • Estruturas dos mercados de bens e serviços
    - Concorrência perfeita, monopólio, oligopólio, concorrência monopolística
  • Funcionamento do mercado de concorrência perfeita
    - Lei da procura
    - Elasticidade procura-preço
    - Deslocações ao longo da curva da procura (preço)
    - Deslocações da curva da procura (rendimento e gostos dos consumidores)
    - Lei da oferta
    - Deslocações ao longo da curva da oferta (preço)
    - Deslocações da curva da oferta (tecnologia, preço dos factores produtivos)
    - O equilíbrio do mercado: o preço de equilíbrio
  • Mercado de monopólio
    - Factores justificativos da existência de monopólios (razões tecnológicas, legais e estruturais)
    - Problemas associados à formação dos preços (custos sociais, políticas de defesa da concorrência e discriminação dos preços)
  • Mercado de oligopólio
    - Tipos de oligopólio (concorrencial e cooperativo, de produtos diferenciados e homogéneos)
  • Mercado de concorrência monopolística
    - Características
    - Factores de diferenciação dos produtos transaccionados (preço, publicidade e características do produto)
  • Mercado de trabalho
    - Segmentação do mercado de trabalho
    - Procura, lei da procura e determinantes da procura de trabalho
    - Oferta, lei da oferta e determinantes da oferta de trabalho
    - Equilíbrio do mercado de trabalho: salário de equilíbrio
    - Deslocamentos das curvas da oferta e da procura de trabalho
    - Desequilíbrio do mercado de trabalho: desemprego
    - Intervenção no mercado de trabalho: sindicatos e Estado (salário mínimo)

Objectivos
● Relacionar a evolução do conceito de mercado com o desenvolvimento das novas tecnologias.
● Referir a existência de variados mercados.
● Apresentar as componentes do mercado (procura e oferta).
● Caracterizar as diferentes estruturas do mercado.
● Explicar a lei da procura.
● Reconhecer os diferentes graus de elasticidade da procura-preço.
● Relacionar os deslocamentos da curva da procura com as alterações das suas determinantes.
● Explicar a lei da oferta.
● Reconhecer os diferentes graus de elasticidade da oferta relativamente ao preço.
● Relacionar os deslocamentos da curva da oferta com as alterações das suas determinantes.
● Explicar o significado da situação de equilíbrio no mercado de concorrência perfeita.
● Justificar a existência de monopólios.
● Apresentar os problemas associados à formação dos preços em mercado de monopólio.
● Referir a existência de diferentes tipos de oligopólio.
● Caracterizar o mercado de concorrência monopolística quanto aos produtos transaccionados.
● Apresentar factores que permitem a diferenciação do produto neste tipo de mercado.
● Referir a segmentação do mercado de trabalho.
● Apresentar as componentes do mercado de trabalho (procura e oferta).
● Relacionar oferta de trabalho e salário (curva da oferta de trabalho).
● Explicar de que forma a mudança de gostos, as alternativas noutros sectores e as migrações se
reflectem na oferta de trabalho.
● Relacionar procura de trabalho e salário (curva da procura de trabalho).
● Explicar o impacto da tecnologia e do preço do produto sobre a procura de trabalho.
● Explicitar o significado de salário de equilíbrio.
● Interpretar o desemprego como um desequilíbrio do mercado.
● Explicar a acção dos sindicatos e do Estado sobre o mercado de trabalho.

Apresentação
Neste módulo, pretende-se que o aluno se aproprie de um conjunto de conceitos que lhe permitirão compreender e descodificar a realidade económica que o rodeia, no que respeita ao conhecimento do funcionamento dos mercados de bens e serviços, assim como do mercado de trabalho, realidade de que, num futuro próximo, irá fazer parte.

Com efeito, os mercados constituem um dos mecanismos fundamentais das economias capitalistas, tendo o seu conceito vindo a evoluir fruto, entre outros factores, do desenvolvimento das novas tecnologias.

É através do mercado que a procura e a oferta se encontram, definindo-se um preço. Mas, as estruturas apresentadas pelos mercados são diferentes, encontrando-se mercados que funcionam em concorrência perfeita, havendo outros de monopólio, de oligopólio ou de concorrência monopolística. Acrescente-se ainda, a especificidade do mercado de trabalho, quer no que respeita à segmentação verificada, quer quanto ao seu funcionamento.

Fonte :Economia de José Neto

Sem comentários:

Enviar um comentário