terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Revisões para o teste que se realiza a 7 - 1 de 2014


ANO LETIVO 2013/2014
CURSO Vocacional
TURMA: cv13-3A
Comércio
Prof: Leonor Alves | MÓDULO 3

 

REVISÕES
M3 – O aprovisionamento -  20h/26 aulas  - I: 25-11 T: 09-01




Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planeamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos.

  O que entende por Logística, numa empresa?
Logística é um ramo da gestão cujas atividades estão voltadas para o planeamento da armazenagem, circulação (terra, ar e mar) e distribuição de produtos.



Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área.

Quais são os dois principais objetivos da logística?

Encurtar o tempo e os custos




Estruturação da função aprovisionamento

Na estrutura organizacional exemplificada acima repartem-se as atribuições da função
aprovisionamento, do modo seguinte:
• A Programação estabelece as ligações ao Planeamento Geral  e disponibiliza informação relativa a quantidades necessárias e prazos, aos outros órgãos do Departamento de Aprovisionamentos;
• A Contratação pesquisa o mercado, avalia e seleciona os fornecedores, com quem estabelece contratos de fornecimento, após negociação;
• A Gestão de Materiais determina quanto e quando encomendar e mantém atualizado o
inventário (gestão económica e administrativa);
• As Compras processam as encomendas e asseguram o cumprimento dos contratos com os fornecedores;
• A Receção e Armazenagem asseguram a gestão e organização física dos materiais.
 Distinga Gestão de Materiais e Compras
A Gestão de Materiais determina quanto e quando encomendar e mantém atualizado o
Inventário enquanto que as compras processam as encomendas e asseguram o cumprimento dos contratos com os fornecedores


receção é uma atividade de armazém e tem como principal objetivo assegurar que o vendedor entregou ao armazém o produto certo, em boas condições, nas quantidades certas e no momento certo. O departamento de receção tem como atividades principais a marcação do momento de entrega dos materiais, descarregar os materiais do veículo transportador, contar o produto, verificar a qualidade do produto, entrar com o produto no inventário e transferi-lo para a zona de armazenagem  
 Diga por palavras suas e resumidamente , o que é a receção numa empresa ou loja.
receção é uma atividade de armazém e tem como principal objetivo assegurar que o vendedor entregou ao armazém o produto certo, em boas condições, nas quantidades certas e no momento certo
Os seguintes princípios servem como guia da atividade da receção por forma a dar-lhe uma maior dinâmica. Estes pretendem simplificar o fluxo de material através da atividade de receção e garantir que os requisitos são cumpridos através do mínimo de trabalho. Os princípios da receção são alguns dos seguintes:
 Para que servem os princípios abaixo listados?
 Servem guia da atividade da receção por forma a dar-lhe uma maior dinâmica.
1.    Pré-receção - Quando se está no cais de receção, a atividade que ocupa mais tempo e mais espaço dá-se na receção das mercadorias, pois existe a necessidade de manter o material para identificação do produto, designação do local de armazenagem.
2.    Arrumar diretamente para locais de maior movimento ou de reserva - Quando o material não pode. Isto pode ser feito se não houver grandes restrições na rotação do produto, caso contrário os produtos devem ser colocados nas áreas de armazenagem.
3.    Ordenação em locais de armazenagem - Se o material tiver de ser ordenado para armazenagem pode-se proporcionar locais de armazenagem para receber o material, minimizando assim o espaço necessário para a ordenação.
4.    Minimizar ou eliminar os percursos a pé, movimentando os materiais através das estações de trabalho em vez dos trabalhadores - Um método eficaz para aumentar a produtividade da separação e preparação de pedidos, principalmente quando se tem de realizar diversos processos nas mercadorias retiradas, tais como: embalar, contar e etiquetar, será a colocação das existências no local de satisfação de pedidos.
 Resuma os 4 princípios de receção de mercadorias

Pré-receção - Quando se está no cais de receção, a atividade que ocupa mais tempo e mais espaço dá-se na receção das mercadorias, depois arrumar diretamente para locais de maior movimento ou de reserva . De seguida ordenar em locais de armazenagem as mercadorias e por último minimizar ou eliminar os percursos a pé, movimentando os materiais através das estações de trabalho em vez dos trabalhadores

expedição é uma atividade de armazém que se realiza depois da mercadoria ser devidamente embalada e inclui as seguintes tarefas :
·         Verificar se aquilo que o cliente pediu está pronto para ser expedido;
·         Preparar os documentos da remessa (informação relativa aos artigos embalados, local para onde vão ser enviados);
·         Pesagem, para determinar os custos de envio da mercadoria;
·         Juntar as encomendas por operador logístico  (transportadora);
·         Carregar os camiões (tarefa muitas vezes realizada pelo transportador).


Diga o que é a expedição.

expedição é uma atividade de armazém que se realiza depois da mercadoria ser devidamente embalada 
Alguns princípios da expedição são:
1.   Minimização de danos ao produto, agrupando e acondicionando artigos soltos em caixas ou tabuleiros.
2.    Eliminar a preparação da operação de expedição e executar o carregamento diretamente para os camiões.
3.    Minimização das áreas necessárias para a preparação da expedição através do uso de prateleiras,
4.    Dar instruções aos condutores sobre os percursos dentro das instalações.
 Escreva os 4 princípios da expedição

Minimização de danos ao produto, eliminar a preparação da operação de expedição e executar o carregamento diretamente para os camiões, minimização das áreas necessárias para a preparação da expedição através do uso de prateleiras e dar instruções aos condutores sobre os percursos dentro das instalações.



Sem comentários:

Enviar um comentário