|
|
ANO LETIVO 2013/2014
|
CURSO Vocacional
|
TURMA: cv13-3A
|
|
Comércio
|
Prof: Leonor Alves | MÓDULO 3
|
|
|
REVISÕES
|
M3 – O
aprovisionamento - 20h/26 aulas - I: 25-11 T: 09-01
Logística é um ramo da gestão
cujas atividades estão voltadas para o planeamento da armazenagem, circulação
(terra, ar e mar) e distribuição de produtos.
O que
entende por Logística, numa empresa?
Logística é um ramo da gestão
cujas atividades estão voltadas para o planeamento da armazenagem, circulação
(terra, ar e mar) e distribuição de produtos.
|
Um dos objetivos mais importantes
da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino
final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. Para isso, os
especialistas em logística estudam rotas de circulação, meios de transportes,
locais de armazenagem (depósitos) entre outros fatores que influenciam na área.
Quais
são os dois principais objetivos da logística?
Encurtar
o tempo e os custos
|
Estruturação
da função aprovisionamento
Na
estrutura organizacional exemplificada acima repartem-se as atribuições da
função
aprovisionamento,
do modo seguinte:
•
A Programação estabelece as ligações ao Planeamento Geral e disponibiliza informação relativa a
quantidades necessárias e prazos, aos outros órgãos do Departamento de
Aprovisionamentos;
•
A Contratação pesquisa o mercado, avalia e seleciona os fornecedores, com quem
estabelece contratos de fornecimento, após negociação;
•
A Gestão de Materiais determina quanto e quando encomendar e mantém atualizado
o
inventário
(gestão económica e administrativa);
•
As Compras processam as encomendas e asseguram o cumprimento dos contratos com
os fornecedores;
•
A Receção e Armazenagem asseguram a gestão e organização física dos materiais.
Distinga Gestão de Materiais e Compras
A
Gestão de Materiais determina quanto e quando encomendar e mantém atualizado
o
Inventário
enquanto que as compras processam as encomendas e asseguram o cumprimento dos
contratos com os fornecedores
|
A receção é
uma atividade de armazém e tem como principal objetivo assegurar que o vendedor
entregou ao armazém o produto certo, em boas condições, nas quantidades certas
e no momento certo. O departamento de receção tem como atividades principais a
marcação do momento de entrega dos materiais, descarregar os materiais do
veículo transportador, contar o produto, verificar a qualidade do produto, entrar com o produto no inventário e transferi-lo para a zona de armazenagem
Diga por palavras suas e resumidamente , o que
é a receção numa empresa ou loja.
A receção é uma atividade de armazém e tem como principal objetivo assegurar que o
vendedor entregou ao armazém o produto certo, em boas condições, nas
quantidades certas e no momento certo
|
Os
seguintes princípios servem como guia da atividade da receção por forma a
dar-lhe uma maior dinâmica. Estes pretendem simplificar o fluxo de material
através da atividade de receção e garantir que os requisitos são cumpridos
através do mínimo de trabalho. Os princípios da receção são alguns dos
seguintes:
Para que servem os princípios abaixo listados?
Servem guia da atividade da receção por
forma a dar-lhe uma maior dinâmica.
|
1.
Pré-receção - Quando se está no cais de
receção, a atividade que ocupa mais tempo e mais espaço dá-se na receção das
mercadorias, pois existe a necessidade de manter o material para identificação
do produto, designação do local de armazenagem.
2.
Arrumar diretamente para locais de maior movimento ou de reserva -
Quando o material não pode. Isto pode ser feito se não houver grandes
restrições na rotação do produto, caso contrário os produtos devem ser colocados
nas áreas de armazenagem.
3.
Ordenação em locais de armazenagem - Se o material tiver de ser
ordenado para armazenagem pode-se proporcionar locais de armazenagem para receber
o material, minimizando assim o espaço necessário para a ordenação.
4.
Minimizar ou eliminar os percursos a pé, movimentando os materiais
através das estações de trabalho em vez dos trabalhadores - Um método eficaz
para aumentar a produtividade da separação e preparação de pedidos,
principalmente quando se tem de realizar diversos processos nas mercadorias
retiradas, tais como: embalar, contar e etiquetar, será a colocação das existências no
local de satisfação de pedidos.
Resuma os 4 princípios de receção de
mercadorias
Pré-receção
- Quando se está no cais de receção, a atividade que ocupa mais tempo e
mais espaço dá-se na receção das mercadorias, depois arrumar diretamente para
locais de maior movimento ou de reserva . De seguida ordenar em locais de
armazenagem as mercadorias e por último minimizar ou eliminar os percursos a
pé, movimentando os materiais através das estações de trabalho em vez dos
trabalhadores
|
A expedição é
uma atividade de armazém que
se realiza depois da mercadoria ser devidamente embalada e
inclui as seguintes tarefas :
·
Preparar os documentos da remessa (informação relativa aos artigos
embalados, local para onde vão ser enviados);
·
Pesagem, para determinar os custos de envio da mercadoria;
·
Carregar os camiões (tarefa muitas vezes realizada pelo
transportador).
Diga o que é a expedição.
|
Alguns
princípios da expedição são:
1.
Minimização de danos ao produto, agrupando e acondicionando
artigos soltos em caixas ou tabuleiros.
2.
Eliminar a preparação da operação de expedição e executar o
carregamento diretamente para os camiões.
3.
Minimização das áreas necessárias para a preparação da expedição
através do uso de prateleiras,
4.
Dar instruções aos condutores sobre os percursos dentro das
instalações.
Escreva os 4 princípios da expedição
Minimização
de danos ao produto, eliminar a preparação da operação de expedição e
executar o carregamento diretamente para os camiões, minimização das áreas
necessárias para a preparação da expedição através do uso de prateleiras e dar
instruções aos condutores sobre os percursos dentro das instalações.
|
Sem comentários:
Enviar um comentário